terça-feira, 22 de outubro de 2013

(parêntesis)

Hoje, mais um (e talvez o mais) triste e difícil dia na escola. Depois de avaliar que os trabalhos dos alunos os prejudicaria na conta da média bimestral, conversei com eles sobre considerar apenas os que fizeram como uma ajuda na média, de forma a não desvalorizar o trabalho. Todos concordaram, afinal, a maior parte sairia prejudicada.
Eis que uma mãe, sabendo que o filho não estuda, não copia a lição, não se comporta em sala e não faz lição de casa (ela me disse tudo isso) reclama e diz que meus métodos de avaliação são errados e que eu estou ali somente para PREJUDICAR os alunos, que a mudança do conteúdo, não usando mais o livro a faz jogar dinheiro fora e que ainda, ela como professora, acredita que eu não estou fazendo nada certo. Em 2 segundos (tempo que tive pra falar) mostrei para ela o diário e que o filho não conseguiria a média (5,0) pois não me entregou as lições de casa.
O filho, que estava junto, disse que estava se segurando para não me dar um soco (e ele mesmo já havia "pedido" pra eu morrer em sala de aula).
A mãe saiu da escola com o material de prova xerocado para o filho estudar para a prova que é amanhã. 
E eu, fecho meu dia com a ligeira sensação que o processo de aprendizagem para essa mãe-professora, depende exclusivamente da nota numérica de seu filho.
Não sei se eu desacredito na possibilidade dessa criatura ser uma professora, ou ser mãe.

Nenhum comentário: